No município de Cascavel, no Oeste do Paraná, o vereador Olavo Santos, do Podemos, propôs projeto de lei para reconhecer a modalidade de educação domiciliar no sistema municipal de ensino.
O homeschooling, que no Brasil já conta com cerca de 15 mil alunos, é uma prática consolidada ao redor do mundo com excelentes resultados em termos de desempenho acadêmico e social. De fato, a partir de inúmeras pesquisas realizadas durante décadas de exercício dessa modalidade educacional, podemos extrair as seguintes conclusões que já expusemos em artigo anterior:
a) alunos educados em ensino domiciliar têm resultados substancialmente superiores aos alunos das escolas públicas americanas em todas as áreas;
b) esses resultados são homogêneos entre brancos e minorias, ao contrário do que ocorre nas escolas regulares;
c) esses resultados independem do nível de regulação do governo: ou seja, o desempenho acadêmico é alto tanto nos estados americanos com alta regulação, como naqueles em que ela é quase inexistente;
d) famílias em que os pais não possuem ensino superior também apresentam resultados superiores aos das escolas públicas. Há leve melhora na média das notas à medida que a escolarização dos pais aumenta;
e) os resultados são homogêneos entre meninos e meninas e famílias com diferentes níveis de renda.
https://www.gazetadopovo.com.br/instituto-politeia/educacao-cascavel-homeschooling/
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