Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Perguntas Frequentes​

1. COMO FUNCIONA A EDUCAÇÃO DOMICILIAR(ED)?

A Educação Domiciliar ocorre quando os pais assumem por completo o controle do processo global de educação dos filhos, ou seja, além do ensino de valores, hábitos, costumes e crenças, se responsabilizam também pelo chamado saber acadêmico que, normalmente, ficaria a cargo da escola. Trata-se, portanto, de uma modalidade de educação, na qual os principais direcionadores e responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem são os pais do educando (aluno); 

 
2. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ED?

Para que haja de fato educação domiciliar, ela deve ser integral(envolve todos os aspectos da educação), deve ocorrer o tempo todo e deve conduzir os filhos à autonomia no processo de aprendizado.

 
3. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE LEVAM OS PAIS A ENSINAREM OS FILHOS EM CASA? 

Geralmente, os pais fazem isso por:
Desejo de oferecer uma educação de qualidade para os filhos, explorando ao máximo o potencial das crianças;
Desejo de oferecer uma formação que preserve os princípios morais da família;
Desejo de oferecer uma socialização mais ampla, qual seja, com indivíduos de todas as idades;
Insatisfação com o ambiente escolar, motivado por eventos de violência, bullying, pressões sociais inadequadas, insegurança e exposição dos filhos a amizades indesejadas pelos próprios pais; 
Má qualidade da educação escolar;
Ensinamentos sobre valores contrários àqueles ensinados no seio da família do estudante.

 
4. QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR?

A ED proporciona maior amadurecimento, desenvolve a disciplina de estudo e o gosto pelo aprendizado. Desenvolve também estratégias de aprendizado, gera adultos seguros e com uma autoestima sólida. Favorece ainda o empreendedorismo e produz excelentes resultados acadêmicos. Também resguarda os filhos de males como: pressões sociais inadequadas, privação do convívio familiar, retardo e passividade no processo de aprendizagem e desinteresse por aprender.

 
5. O QUE EU PRECISO SABER ANTES DE OPTAR PELA ED?

Precisa saber que o seu papel não é o de um professor, mas de um facilitador entre os seus filhos e o conhecimento. Precisa ter unidade com seu cônjuge sobre essa decisão, estar disposto a dedicar-se aos estudos, mudar sua rotina e conhecer as implicações legais da ED. 


6. QUAL É O PERFIL DOS PAIS QUE EDUCAM FORA DA ESCOLA?

Pais dispostos a investir tempo e recursos na formação intelectual dos seus filhos, que desejam participar ativamente deste processo;
Pais preocupados com a formação do caráter dos seus filhos, que supervisionam e selecionam quais valores as crianças vão agregar;
Pais que acreditam na “formação integral” dos seus filhos, e que decidem assumir a total responsabilidade por essa formação.

 
7. COMO POSSO EDUCAR MEUS FILHOS EM CASA, SE NÃO SEI OU NÃO LEMBRO MAIS OS CONTEÚDOS A SEREM ESTUDADOS?

Essa é uma questão interessante. Embora a educação no Brasil tenha caráter conteudista, educar em casa não é ensinar conteúdo. Educar em casa é treinar o filho para aprender.  Você não precisa saber todo o conteúdo para educar em casa, e sim saber ajudar seus filhos a buscarem o conhecimento. Lembre-se que na ED, os pais não são professores, mas facilitadores, mediadores do conhecimento. Além disso, você poderá aprender a usar várias ferramentas disponíveis, contar com a colaboração de professores para orientações com o conteúdo, o currículo, a escolha livros projetos pedagógicos. Na ED, as crianças também podem fazer cursos de idiomas, Kumon, música, artes, etc.


8. HÁ UM MÉTODO ESPECÍFICO A SER SEGUIDO?

Existem muitos modelos, já praticados em outros países, com resultados excelentes. No Brasil, ainda estamos construindo a história da ED. Não indicamos um método específico porque a sua família é única. Nem sempre um método aplicado na família “A” vai funcionar bem na família “B”. O melhor método é aquele que funciona bem com seus filhos. 

 
9. COMO SE SOCIALIZAM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EDUCADOS EM CASA?

Para entender melhor essa questão, é preciso entender bem o que é socialização e como a socialização escolar. Na ED, as crianças e adolescentes se relacionam normalmente com amigos, parentes, vizinhos, participam de grupos de apoio com outras fampilias homeschooling, frequentam cursos, fazem esportes, etc. Estudos realizados nos EUA e Canadá mostram que os indivíduos educados em casa em geral são mais sociáveis do que aqueles que frequentaram escolas.

 
10. A ED EXISTE EM OUTROS PAÍSES?

Sim. A ED está presente (permitida, autorizada ou regulamentada), nos cinco continentes, em mais de 60 países. Entre eles: EUA, Canadá, México, Chile, Equador, Paraguai, Porto Rico, Portugal, Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Estônia, França, Finlândia, Itália, Noruega, Rússia, Reino Unido, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

 
11. QUANTAS FAMÍLIAS EDUCAM EM CASA NO BRASIL?

É uma pergunta de difícil resposta, pois muitas famílias ficaram e ainda estão escondidas durante muito tempo, temendo denúncias e processos. Na última pesquisa feita pela ANED, em 2016, havia mais de 3200 famílias praticando ED no Brasil. Atualmente, temos cerca de 5000 famílias praticantes.

 
12. QUAL O PRINCIPAL OBJETIVO DA ANED?

Representar e lutar pela autonomia da família no processo educacional dos filhos. A ANED não se posiciona contra a escola, mas a favor da prioridade dos pais no direito de escolher o gênero de instrução a ser ministrado aos seus filhos.
 

 

ANED

Pela autonomia educacional da família.
©2017 Associação Nacional de Educação Domiciliar

Newsletter

Search