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O QUE É EDUCAÇÃO DOMICILIAR  

Homeschooling, Unschooling, Home Education, Ensino Doméstico, Ensino Domiciliar. Muito provavelmente você já leu ou ouviu algum(ns) destes  termos. Em nossos dias existem muitas idéias, conceitos e definições sobre o que é Educação Domiciliar, de fato. Mas se pensarmos que cada família, cada lar e cada criança são únicos, como vamos definir um conceito para o fato de se educar um filho fora da escola convencional? 

Bem, talvez a melhor maneira de responder a essa pergunta seja pela via contrária. Então, primeiro vamos tentar definir o que não é Educação Domiciliar.

E para começar, Educação Domiciliar não é...

…um método de ensino;

…a utilização de um material didático específico;

…o simples ato de tirar uma criança da escola;

…uma ideologia/filosofia fechada;

…foco no conteúdo;

…saber tudo para poder ensinar tudo;

…superioridade do currículo sobre o aluno;

…divisão rígida em séries e nem o ensino de matérias compartimentalizadas;

…utilizar as mesmas técnicas e equipamentos da escola;

…escola em casa.

A Educação Domiciliar ocorre quando os pais assumem por completo o controle do processo global de educação dos filhos. Vamos explicar melhor: É senso comum que os pais são os responsáveis por educar os filhos em primeira instância. Desde que a educação escolar se tornou obrigatória, a nossa sociedade fez uma espécie de divisão de papéis. Os pais ou responsáveis deveriam ter a responsabilidade de ensinar valores, costumes, hábitos, moral e crenças, ou seja, eles fariam uma parte da educação dos filhos. A outra parte, que seria o que chamaremos aqui de educação acadêmica, ou instrução formal, ficaria a cargo de instituições próprias, que chamamos escolas. 

Em outras palavras, os pais contratam ou delegam essa parte da educação dos filhos a profissionais que supostamente estariam mais capacitados para esse tipo de ensino, ou seja, os pais terceirizam essa parte da educação dos seus filhos.  

Portanto, a Educação Domiciliar é uma modalidade de educação, na qual os principais direcionadores e responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem são os pais do educando (aluno). 

 

AS TRÊS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR:

1. Educação integral

Em geral, todos os pais ensinam em casa alguma coisa aos seus filhos. Mas existem pais que ensinam mais em casa do que outros. Na ED, Os pais se responsabilizam por todos os aspectos da educação dos filhos: valores, condutas, formação do caráter, questões afetivas e também a instrução formal ou o saber acadêmico.

2. Educação em todo o tempo

Mesmo que haja um período do dia específico dedicado aos estudos, a ED ocorre o tempo todo. Tudo pode ser oportunidade para aprender. Se você está na cozinha fazendo um bolo, se está na rua, passando em frente um monumento histórico ou se depara com uma passeata, ou ainda num parque observando plantas e pássaros, por exemplo... Basta um simples questionamento e pronto! Uma nova grande oportunidade para aprender sobre a química da fermentação do bolo, a matemática das medidas de massa e capacidade, sobre os movimentos sociais da nossa história, a biologia da nossa fauna e flora. Então, embora chamemos “domiciliar”,  essa modalidade de educação não ocorre apenas no domicílio mas no seio da própria família (no lar, na rua, na vizinhança, em passeios, etc.). 

3. Treino para o aprendizado

Aqui está uma chave muito importante. Os pais que compreenderam bem esse aspecto, já captaram qual é a verdadeira essência do trabalho que precisam realizar com seus filhos. 

A educação brasileira é essencialmente conteudista. Repleta de matérias, disciplinas, assuntos e temas diversos. E diante de um currículo tão extenso, um dos questionamentos mais frequentes que os pais nos fazem é: “Como vou ensinar aos meus filhos assuntos sobre os quais eu sei pouco ou nada, ou até mesmo já esqueci?” E esta é uma questão é muito importante, que tem assombrado alguns pais que estão se propondo a optar pela Educação Domiciliar. 

Primeiramente, precisamos reconhecer que muito conteúdo não significa, necessariamente, uma educação de qualidade. Longe disso. O nosso país ocupa uma posição muito ruim no ranking mundial de educação, e está atrás de dezenas de países, nos quais os currículos da educação básica são bem mais enxutos do que o nosso. 

Portanto, o papel do pai na ED, não é o de um professor, mas de um facilitador. Na Educação Domiciliar, os pais são mediadores entre seus filhos e o conhecimento. Dessa forma, o papai e a mamãe não precisam entender de todos os assuntos. Precisam apenas estar um passo na frente dos seus filhos. Precisam levá-los a questionar, pesquisar, buscar o conhecimento. Ensiná-los a pensar de forma lógica, conduzí-los ao autodidatismo, à autonomia. 

É preciso lembrar qual é o nosso modelo escolar é um modelo fast food. Tudo já está bem definido no cardápio, e vem em combos. Esse modelo produz passividade. O seu papel é levar o seu filho a ser sujeito do conhecimento. Lembre-se que o currículo de ensino não pode ser mais importante do que o seu filho. Praticar a educação domiciliar, assim, não significa somente tirar os filhos da escola. Tampouco é trazer a escola para dentro da casa.

Os conteúdos, é claro, têm sua importância. Mas seu filho, além da aquisição de saberes, precisa de:

  • Desenvolvimento do intelecto;
  • Formação de habilidades;
  • Equilíbrio emocional;
  • Sociabilidade;
  • Espiritualidade.

 

MOTIVAÇÕES PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR

Se entendemos que a educação domiciliar é uma modalidade e que os pais tem o direito de optar, então poderíamos simplesmente desprezar os motivos dessa escolha. Contudo, sempre que os pais revelam seus motivos para retirar ou simplesmente não enviar seus filhos à escola, os principais são: 

  • Desejo de proporcionar aos filhos uma formação que preserve os princípios morais da família; 
  • Desejo de proporcionar aos filhos uma socialização mais ampla, qual seja, com indivíduos de todas as idades;
  • Entendimento de que a educação formal vincula-se às outras dimensões do processo educativo, e, por isso, pode ser melhor realizada no ambiente do lar, onde o indivíduo terá igual acesso ao suporte pedagógico, emocional e à disciplina, elementos indispensáveis para uma formação integral;
  • Insatisfação com a qualidade do ensino escolar, com um padrão massificado de aprendizagem;
  • Insatisfação com o ambiente escolar, motivada por eventos de violência, insegurança e exposição dos filhos a amizades indesejadas pelos pais;
  • Discordância quanto à postura de determinados professores, especialmente na eleição de temáticas que contrariam os princípios morais defendidos pela família;
  • Desejo de oferecer uma educação e qualidade para os filhos, explorando ao máximo o potencial dos mesmos.

 

BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR 

  • Proporciona maior amadurecimento;
  • Desenvolve a disciplina de estudo;
  • Desenvolve o gosto pelo aprendizado;
  • Desenvolve estratégias de aprendizado;
  • Produz adultos seguros e com uma autoestima sólida;
  • Favorece o empreendedorismo;
  • Produz excelentes resultados acadêmicos; 

 

A EDUCAÇÃO DOMICILIAR TAMBÉM PODE RESGUARDAR OS FILHOS DE MALES COMO: 

  • Pressões sociais inadequadas;
  • Privação do convívio familiar;
  • Retardo do processo de aprendizagem;
  • Passividade no processo de aprendizagem;
  • Desinteresse por aprender. 

 

O PERFIL DOS PAIS EDUCADORES

Pais dispostos a investir tempo e recursos na formação intelectual dos seus filhos, que desejam participar ativamente deste processo;

Pais preocupados com a formação do caráter dos seus filhos, que supervisionam e selecionam quais valores as crianças vão agregar;

Pais que acreditam na “formação integral” dos seus filhos, e que decidem assumir a total responsabilidade por essa formação.

 

ANED

Pela autonomia educacional da família.
©2017 Associação Nacional de Educação Domiciliar

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